A Escola SENAI/Mercedes-Benz está instalada na planta da empresa Mercedes-Benz do Brasil Ltda, no município de São Bernardo do Campo.

A partir de 1957 iniciaram-se as atividades de formação e qualificação profissional. Nesta época o SENAI era o responsável pela contratação dos professores, certificação dos alunos e acompanhamento pedagógico. A Mercedes-Benz cabia a contratação dos instrutores e a adequação da infra-estrutura, mobiliário e equipamentos.

Com um modelo de gestão diferenciado foi firmado em 1991, um termo de cooperação entre o SENAI e a Mercedes-Benz do Brasil. O escopo deste termo é amplo. A escola cabe ministrar formação profissional para os aprendizes da empresa, com o Curso de Aprendizagem Industrial.

A partir de 1994, iniciou-se um processo no qual a gestão da Escola passou a ser feita integralmente pelo SENAI, vindo a ser totalmente consolidada em 1996, funcionando nesses moldes até hoje.

Desde 2000, o escopo da parceria está sendo ampliado a medida em que também surgiram outras necessidades, principalmente a formação continuada sob medida para a empresa destinada aos empregados adultos.

As ações da Escola, ao longo de todo esse período, estiveram intimamente ligadas às reais necessidades da empresa, porporcionando aos alunos o pleno desenvolvimento de suas competências. O principal diferencial da Escola é proporcionar ao aluno uma visão mais próxima da realidade da indústria automobilistica, colocando-o sempre em contato com a realidade da fábrica.